Dicas de tubos de concreto

CONHEÇA OS TUBOS DE CONCRETO
Águas Pluviais
- Os tubos de concreto são peças circulares pré-moldadas de concreto, com encaixe macho e fêmea ou ponta e bolsa. São utilizados em galerias de águas pluviais, drenagem de aeroportos e rodovias, galerias e bueiros.
- Características Técnicas ( servem para tubos e aduelas de concreto ), segundo a NBR 8890/07 e errata de 2008:
• Cimento: qualquer tipo de cimento, estando de acordo com a NBR 5732 ou NBR 5733 ou NBR 5735 ou NBR 5736 ou NBR 5737;
• Armadura: pode ser utilizada barras de aço ou telas soldada, conforme NBR 7480 ou NBR 7481;
• Fibras de aço: que atenda as especificações da NBR 15530;
• Agregados: selecionados, livres de impureza, conforme NBR 7211;

A seguir, classes de resistências e diâmetros comercializados comumente:

Tubos de concreto simples, não armados, que tem as nomenclaturas: PS1 ou PS2

-FK -

Tubos Armados, que tem as nomenclaturas: PA1, PA2, PA3 ou PA4

-FK -

Esgoto Sanitário
- Os tubos de concreto são também utilizados nos sistemas de esgoto sanitário (emissário e redes troncos de esgotamento sanitário). Possuem características que o permitem resistir ao ataque químico produzido pelo transporte de esgoto sanitário e não apresentam risco de contaminação do sub-solo, pois também possuem junta elástica, garantindo a estanqueidade do sistema, isto é, não permite a saída (vazamento) do esgoto transportado.
- A seguir, classes de resistências e diâmetros comercializados comumente:

Tubos Simples, não armados, que tem a nomenclatura: ES

-FK -

Tubos Armados, que tem as nomenclaturas: EA2, EA3 ou EA4

-FK -

A escolha do material a empregar (tipo de tubulação) nas redes coletoras de esgotos sanitários é função das características dos esgotos, das condições locais e dos métodos construtivos mas os seguintes aspectos normalmente devem ser considerados:
*-Condições de escoamento.
*-Resistência a cargas internas e externas, resistência à abrasão, resistência à ação de substâncias agressivas.
*-Condições de impermeabilidade e juntas adequadas.
*-Disponibilidade de diâmetros necessários.
*-Facilidade de transporte, assentamento e instalação de equipamentos e acessórios.
*-Custos (material, transporte e assentamento).
As tubulações utilizadas poderão ser moldadas no local ou pré-moldadas. As tubulações moldadas no local são normalmente de concreto armado, e as tubulações pré-moldadas podem ser de vários materiais.

-TUBULAÇÕES MAIS UTILIZADAS EM REDES COLETORAS DE ESGOTOS SANITÁRIOS-
As tubulações normalmente mais utilizadas para as redes coletoras de esgotos sanitários são: tubos cerâmicos, tubos de concreto, tubos plásticos, tubos de ferro fundido e tubos de aço.

-TUBOS DE CONCRETO-
Estas tubulações podem ser de concreto simples (ponta e bolsa) ou de concreto armado (moldados no local ou pré-moldados).
Os tubos de concreto simples apresentam o diâmetro variando de 200mm a 1000mm -NBR 8889/2007: classe PS-1 e PS-2.
Os tubos de concreto armado apresentam o diâmetro variando de 400mm a 2000mm -NBR- 8890/2007: classe PA-1 , PA-2 , PA-3 e PA-4.
Os tubos de concreto apresentam baixa rugosidade e são utilizados principalmente nas seguintes situações:
*-Em canalizações a partir de 400 mm , para as quais não são normalmente oferecidos tubos cerâmicos (coletores tronco, interceptores e emissários).
*-Em canalizações que exigem resistência acima da oferecida por outros tipos de tubos, porque a resistência da tubulação pode variar com a espessura e com a armadura utilizada.
*-Quando a fabricação no local da utilização se torna mais conveniente do que a aquisição de outros tubos (transporte).
Os tubos de concreto estão sujeitos ao ataque químico(corrosão por ácido sulfúrico), o ácido sulfúrico ataca o cimento enfraquecendo a tubulação (diminuindo a resistência da tubulação) e proporcionando o rompimento da canalização. O ácido sulfúrico é proveniente de compostos originados da decomposição anaeróbica do esgoto.


-FK -

Para as canalizações de esgoto sanitários normalmente se empregam tubos de ponta e bolsa com anel de borracha (concreto simples e concreto armado), mas as tubulações poderão ser também de pontas lisas para luvas ou de encaixe a meia espessura. Os tubos de concreto bem como os anéis de borracha para a junta elástica devem ser submetidos a ensaios normalizados pela ABNT (resistência à compressão diametral, verificação da permeabilidade, estanqueidade e índice de absorção de água / dureza, tração, deformação, envelhecimento e determinação da absorção de água). - LIGAÇÕES PREDIAIS. A ligação predial ou coletor predial é o trecho de tubulação compreendido entre a última inserção de sub-coletor, ramal de esgoto ou de descarga, ou caixa de inspeção geral e o coletor público ou sistema particular. O coletor predial deve ser assentado obedecendo às declividades mínimas exigidas para cada diâmetro de tubulação, conforme a tabela abaixo:


-FK -

Conheça nossa linha de produtos relacionados