*** ATENDIMENTO DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8:30 AS 12:30 E DAS 13:30 AS 17:30hs ***                      

☎-(11) 2267-4270
2087-2620

Elemento vazado de cimento

-FK - ELEMENTOS VAZADOS EM CONCRETO
(imagem ilustrativa)

ELEMENTO VAZADO DE CIMENTO podem ter formas e dimensões variadas, podendo ser aplicados em qualquer parede ou divisória em que se deseja permitir a passagem de iluminação e ventilação. Elemento vazado de cimento de boa qualidade é aquele feito artesanalmente um a um, com argamassa prenssada, sua desforma é imediata após ser produzida e colocada para secar em prateleiras, portanto não são peças dormida (peças feitas e desformadas somente no dia seguinte), esse processo é o que dá o diferencial no acabamento final do GOBOGÓ.

TERMINOLOGIA -"COBOGÓ"- Nome comercial dos elementos de cimento "COBOGÓ" vem das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros que no início do século XX trabalhavam na cidade brasileira do Recife e conjuntamente o idealizaram: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is , também algumas regiões é chamado, popularmente de "COMBOGÓ".
Para o assentamento de elemento vazado seja do modelo decorativo , furo quadrado ou veneziana é recomendável utilizar o traço de argamassa traço (1:5) uma (1) porção de cimento e cinco (5) de areia, com juntas de 1,0cm. Nos casos de elementos vazados com forma irregular, a argamassa de assentamento deverá ser colocada apenas nos pontos de canto. As juntas de ligação entre o elemento e a parede deverão ser uniformes e ter espessura de 1,0cm.

O ASSENTAMENTO dos elementos vazados de concreto é como nas alvenarias convencionais de vedação.
No caso de assentamento de apenas uma peça em abertura de parede, deverá ser estendida uma camada de argamassa na parte inferior da abertura, nas laterais e na parte superior da peça. A seguir encaixar o elemento vazado na abertura observando-se o preenchimento total das juntas com argamassa, e seu alinhamento horizontal e vertical com a parede.
Nos fechamentos onde se aplicaram mais de um elemento vazado indicamos que:
- Nivele a base onde serão assentados os cobogós (elementos vazados).
- Verifique o prumo das paredes caso haja fixação dos cobogós nas mesmas.
- Limpe as peças eliminando traços de poeira e molhe as peças assim que for assenta-las.
- Devem ser previamente marcadas e niveladas todas as juntas, de maneira a garantir um número inteiro de peças na horizontal e na vertical.

exemplo de marcação prévia para
elemento vazado 39x39cm


-FK - demarcação de elemento vazado

- Certifique-se de que o vão a ser preenchido tem as dimensões adequadas dos elementos somando as juntas, lembrando que as peças não devem ser cortadas.
- O assentamento segue as mesmas práticas e cuidados da colocação de tijolos aparentes por exemplo.
- O assentamento deve ser iniciado pelos “cantos” ou “extremidades”, colocando os cobogós sobre uma camada de argamassa previamente estendida.
- Entre os extremos deverá ser esticada uma linha, que servirá como guia garantindo o nivelamento de cada fiada, é aconselhável utilizar espaçadores para se garantir a uniformidade das espessura das juntas de no mínimo de 10mm.
- Sempre acompanhar e verificar o prumo.
- A cada três fileiras de cobogós utilize barra de ferro de 3/16 - esta pode ser fixada a parede, a base, ou estruturas adjacentes.

colocação de barra de ferro 3/16


-FK - elemento vazado

- Em caso de juntas coloridas deixe com profundidade suficiente para receber o rejuntamento colorido.
- Limpe os excessos de argamassa ou rejuntes nas juntas e nos elementos vazados enquanto estiverem secando não deixando para depois, principalmente para os casos que ficaram na cor natural.

Cuidados na aplicação e armazenamento - Já citamos alguns cuidados essenciais na hora de aplicar os elementos vazados no processo de alvenaria. O que consideramos o mais importante deles é que os cantos vivos que devem ser protegidos principalmente no requadramento seja com cintas ou molduras em argamassa para evitar danos, não deichando seus cantos espostos.

Requadramento


-FK - elemento vazado

Além disso, o transporte precisa ser sempre realizado na posição vertical, lembrando que a estocagem das peças também devem ser feita na posição vertical, nunca na horizontal, em terreno plano e nivelado de preferência sobre cimentado com empilhamento máximo de três fileiras. Os elementos vazados principalmente dos modelos veneziana devem ser manuseados sempre pelas laterais.

Armazenamento

-FK - ELEMENTOS VAZADOS EM CONCRETO
*imagem ilustrativa

Elementos vazados de Concreto