Dicas de telhas cerâmicas

-FK - TELHAS CERÂMICAS
*imagem ilustrativa

Escolha das Telhas
Elas garantem mais visibilidade e estilo ao telhado e devem estar em harmonia com o restante da casa. Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de modelos de telhas fabricadas em cerâmica. A definição do tipo e modelo deve ser feita ainda durante a criação do projeto de cobertura, porque depende da inclinação do telhado. Além disso, cada modelo possui um rendimento por m². A estrutura e madeiramento do telhado também serão dimensionados após a escolha, pois as bitolas dos elementos estruturais devem ser bem calculadas para poderem suportar o peso resultante das telhas, considerando ainda os índices de absorção do material. O planejamento, projeto e execução do telhado devem ser realizados sempre com o apoio de um engenheiro ou telhadista.
Como são produzidas
As telhas cerâmicas são produzida com argila beneficiada e em varios modelos. Se destaca pelo conforto térmico e acústico, durabilidade, baixa absorção de água e boa resistência mecânica. “Também possui encaixes precisos, que facilitam o alinhamento, evitando a entrada de água no caso de chuvas com vento”, as telhas cerâmicas são fabricadas com argila analisada e preparada em processo de prensagem ou extrusão e queimadas de forma a permitir que o produto final atenda às condições determinadas pela norma 15310 da ABNT.
As telhas cerâmicas acarretam menos peso por m² sobre a estrutura, reduzindo os custos com o madeiramento do telhado. Ainda que o espaçamento entre os ripamentos varia conforme o modelo. O quesito qualidade também é fundamental. Por isso, a telha deve ter passado por um correto processo de queima e descanso da matéria-prima.
Atualmente, muitas empresas trabalham com tecnologia, permitindo o controle uniforme da queima. Antes de comprá-las, verifique se o fabricante atua há bastante tempo no mercado e se os modelos são padronizados e fabricados conforme normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e se possuem certificação do Inmetro. Adquira sempre telhas de um mesmo lote para não ter diferença de tonalidade e tamanho, o que pode ocorrer de uma fornada para outra.
Como identificar uma boa telha de cerâmica:
1)-Bata na telha com um metal, deve emitir um som puro metálico e continuo, se emitir um som chocho, é sinal de que não foi bem cozida.
2)-Ainda com o metal, risque com força a telha, se fizer um sulco fundo também é sinal que não foi bem cozida.
3)-Suba em cima da peça, com os dois pés apoiada em lugar plano, sem receios. Ela deve suportar se for de boa qualidade.
4)-Olhe a a parte interna e cheque se os encaixes são bem formados e sem lascas. Eles devem ser perfeitos para a boa fixação no telhado.
5)-Se tiver coragem, umedeça o dedo com saliva e toque na telha, se grudar é sinal de que tem alta absorção de água, telha ruim.
6)-Na telha impermeabilizada (hidrofugada ou resinada) ao jogar água sobre a telha, ela deve escorrer com facilidade, ou formar bolhas não penetrando na telha..

Telhas impermeabilizadas e hidrofugadas

-FK - HIDROFUGAÇÃO DE TELHA

Telha cerâmica HIDROFUGADA, não é película superfícial protetora não descasca, não muda a carcterística original da telha, inibe a propagação de fungos e bolor independente da região, aumenta a durabilidade. Tecnologia trazida da Alemanha é Anti-geliva ideal para regiões frias. A dupla camada hidrofugante, impede a penetração de água, nesse processo as telhas são emergidas em SILICONE ocorrendo assim uma penetração do produto (silicone) na telha formando uma camada protetora em toda telha de 2 a 3mm.
*Veja abaixo a diferença de telhas tratadas tanto no sistema de Hidrofugação (silicone) e resinadas com o passar do tempo.

comparação

-FK - HIDROFUGAÇÃO DE TELHA

informe abaixo o área de telhado já com a iclinação, escolha o modelo da telha uma
porcentagem de sobra e saiba a quantidade de telha que vai precisar para sua obra

Informe a área de telhado (m²):
escolha a telha:
% porcentagem de sobra:
Resultado: